AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS

Luciana A. de Miranda, Manuela Azevedo Carvalho, Lílian Miranda Bastos Pacheco

Resumo


Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, Rosilene. Olhares sobre a juventude. In: NOVAES, R; PORTO, M.; HENRIQUES, R. Juventude, cultura e cidadania. Comunicações do ISER. Ano 21. Edição Especial, 2002.

AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, jul. 1998. Disponível em Acesso em: 10 mar. 2015.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

FACEBOOK. Coisas de alunos. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, jan./mar. 2006, p. 27-38.

GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 208-243.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.

KEEN, Andrew. Vertigem digital: porque as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em educação segundo McLuhan. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: Acesso em: 25 fev. 2015.

PROPP, Vladimir I. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.

SILVA, Marco. Os professores e o desafio comunicacional da cibercultura. In: FREIRE, Wendel (Org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011, p. 79-105.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039