BASES PARA POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRONOLÓGICA

Luiz César Ribas, Stella Vannucci Lemos, Loreanna Bertolucci de Araújo Anastácio

Resumo


Não há dúvida que, em matéria ambiental, um dos temas mais abordados é a Educação Ambiental. Mas, mesmo assim, ainda caberia contemporaneamente um questionamento: mas, afinal, o que seria Educação Ambiental? Para responder esta questão foi elaborado um roteiro metodológico por meio da pesquisa exploratória, a fim delinear as principais bases que norteiam, dentro de um foco preponderantemente político-institucional, as políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no país. Após relacionar toda uma base histórico-cronológica dos principais dispositivos normativos, bem como das principais instituições associadas ao tema, acredita-se que a Educação Ambiental deve necessariamente passar por aspectos tais como “transversalidade”, “multidisciplinaridade”, “sustentabilidade”, “visão sistêmica”, dentre outros. Ademais, torna-se evidente que uma política de educação ambiental, além da questão do “Meio Ambiente” propriamente dita, também deve considerar a saúde, a habitação, o saneamento básico, e mesmo o emprego e a qualidade de vida.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Política Pública, Legislação

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