A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE ESCOLAS MUNICIPAIS DE NIQUELÂNDIA/GO

Orlandina Aparecida Borges Mendes, Rangélice Cândida de Moraes, Cleide Sandra Tavares Araújo, Suely Miranda Cavalcante Bastos

Resumo


Este artigo apresenta o recorte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura Plena em Pedagogia, cujo objetivo foi identificar como acontece a construção da leitura e da escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental em quatro escolas municipais de Niquelândia/GO. A pesquisa buscou-se investigar como os professores desenvolvem o trabalho com leitura e escrita na sala de aula mediante as diferentes dificuldades apresentadas pelas crianças. A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativa e utilizou-se como estratégia de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas, o qual aplicou-se aos professores e pais dos discentes das referidas turmas, com o intuito de buscar esclarecimentos sobre a importância da leitura e da escrita na fase de alfabetização. Percebeu-se que tanto os pais quanto os professores, demonstraram ter pleno conhecimento da relevância da leitura e da escrita para a formação de qualquer cidadão. A análise dos dados coletados por meio do questionário confirma uma concepção de ensino da leitura e da escrita que introduz a utilização de pequenos textos, livros infantis e atividades diversificadas desde o início da escolaridade, mesmo que o aluno ainda não sabe ler. Os alunos, por sua vez, se mostraram disponíveis, sensíveis e abertos para realizarem as atividades propostas.

Palavras-chave


leitura; escrita; criança

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aulas de Português: encontros de interação. São Paulo: Parábola, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de educação básica, Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, Paulo. Alfabetização e Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar, o problema escolar e de aprendizagem. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

SMITH, Frank. Leitura Significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SOARES, M. Letramento um tema em três gêneros 5. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: Artmed, 1998.

TEBEROSKY, Ana. Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática,1992.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039