MICHEL DE MONTAIGNE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO

Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin, Juliara Dias dos Santos, Viviane da Silva Batista

Resumo


O objetivo deste texto é destacar a relevância de determinado contexto histórico para estabelecer possíveis relações com a sociedade e a educação vigentes. Para tanto, nos valemos do pensamento contido na obra do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), tomado aqui como objeto de estudos. Devido à revolução tecnológica e a era da informação que ora vivenciamos, torna-se ainda mais pertinente recorrer ao passado, estudá-lo e analisá-lo para melhor compreender o presente. É imprescindível conhecer as relações sociais de produção de uma determinada conjuntura para constituir inferências com as questões existentes na sociedade atual. Além disso, é preciso entender que cada indivíduo age de acordo com os preceitos de sua época, não sendo cabível que desconsidere os pensamentos ou os feitos de seus antepassados, sentindo-se superior a eles. Por isso, torna-se fundamental pesquisar o contexto histórico no qual o autor viveu, buscando analisar seu pensamento e suas propostas. A pesquisa ancora-se na análise e na interpretação de produções de autores que discutem o tema, além da própria obra de Montaigne. Destarte, para que o leitor apreenda a teoria educacional defendida pelo autor, este estudo se dá em três seções, primeiro destaca a importância de se estudar o passado; em seguida, discute o período vivido, a breve biografia e a obra Ensaios (1580) do referido autor e, da qual finalmente se analisa o capítulo XXVI do livro I Da educação das crianças. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com enfoque crítico. Assim, tanto o século XVI, o pensamento montaigneano, quanto as relações pertinentes entre educação e sociedade daquele momento e a da contemporaneidade se evidenciam.

Palavras-chave


Montaigne. Educação. Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


FIGUEIRA, Fani Goldfarb. Reflexões sobre a história. Revista InterMeio, Campo Grande, MS, v. 01, n. 01, p. 37-43, 1995.

GIDE, André. O pensamento vivo de Montaigne. São Paulo: Martins Fontes, 1960.

LARA, Angela Mara de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: TOLEDO, Cèzar de Alencar Arnaut de; GONZAGA, Maria Teresa Claro (Org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011, p. 121-172.

LEONEL, Zélia. Pra ler os clássicos: lições de Montaigne. Revista InterMeio, Campo Grande, MS, v. 04, n. 8, p. 6-16, 1998.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Hedra, 2011.

MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. 2004. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2014.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: Livro III. Porto Alegre: Globo, 1961.

______. Ensaios: Livro II. Porto Alegre: Globo, 1962.

______. Os Pensadores: Montaigne. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

______. Ensaios: livro I. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectiva. Poíesis Pedagógica, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 07-19, jan./jun. 2011.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039