SER MULHER E PROFESSORA EM GOIÁS DO SÉCULO XX: MARIINHA E SUA HISTÓRIA DE VIDA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA NETO, Sidney Pereira de. Itumbiara, um século e meio de história. Itumbiara: Terra, 1997.
ALVES, Castro. Espumas flutuantes. São Paulo: Ediouro, 1990.
ANSART, Pierre. As humilhações políticas. In: MARSON, Izabel; NAXARA, Márcia (Orgs.). Sobre a humilhação: sentimentos, gestos, palavras. Uberlândia: EDUFU, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______.; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARROS, José D’Assunção. Sobre a feitura da micro-história. In: OPSIS, v. 7, n. 9, p. 167-185, jul./dez. 2007.
BENJAMIN, Walter. Reflections. Nova York: Ed. Peter Demetz, 1978 apud MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BOJUNGA, Lygia. Livro: um encontro com Lygia Bojunga. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1995.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRZEZINSKI, Iria. A formação do professor para o início da escolarização. Goiânia: Editora da UCG, 1987.
CANEZIN, Maria T.; LOUREIRO, Walderês N. A Escola Normal em Goás. Goiânia: Editora da UFG, 1994.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: UNESP, 1999.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GRIFFIN, Susan. O livro das cortesãs: um catálogo de suas virtudes. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
JORNAL A NOITE. Rio de Janeiro, 18 jul. 1944.
JORNAL DO BRASIL. Ano XLIX, n. 200, Rio de Janeiro, 25 ago. 1939.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação SBHE, n. 1, p. 9-43, jan./jul. 2001.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LORENZ, Günter. Diálogo com a América Latina. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1973.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta de Sant'anna. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994.
PESSOA, Fernando. O poeta fingidor. São Paulo: Globo, 2009.
PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos Anos Dourados. São Paulo: Contexto, 2014.
REVISTA ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA. Ano XIX, n. 73, maio 1941.
VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas Escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas: Autores Associados, 2005.
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039