EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR

Valdete Ursulina da Silva Berni, Juliana Dalbem Omodei

Resumo


Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.

Palavras-chave


Currículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANTES, D. R. B.; NAMO, D.; MACHADO, M. A. S. Contexto histórico e educacional da pessoa com deficiência no Brasil e no Estado de São Paulo. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado/CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação. Organização Maria Amélia Almeida. São Paulo: SE, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Acesso em: dez de 2010.

_______. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2016.

_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações Curriculares/Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, 1999.

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 1993.

CARVALHO, Rosita E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MAZZOTA, Marcos J. da S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5 ed.São Paulo: Cortez,2005.

OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a sala de recursos multifuncionais e objetos de aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

RODRIGUES, Olga M. P. Rolim; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho (org). Práticas Inclusivas: fazendo a diferença. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do gestor: gestão do currículo na escola. Coordenação geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009. (v. 3)

______. Centro de Apoio Pedagógico Especializado/CAPE. Resolução SE nº 130, de 6 de agosto de 2002.

______. Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Disponível em . Acesso em: 16 set. 2016.

______. Resolução nº 61, de 11 de novembro de 2014. Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2016.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010 apud OMODEI, Juliana Dalbem. Um olhar para a sala de recursos multifuncionais e objetos de aprendizagem: apontamentos de uma pesquisa e intervenção. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

SILVA, T. T. Documentos e Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2004 apud ZAINKO, Maria Amélia S. Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global. Educar em Revista, Curitiba, n.37, maio 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, São Paulo, n. 13, jan./fev./mar./abr. 2000.

ZAINKO, Maria Amélia S. Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global. Educar em Revista, Curitiba, n.37, maio 2010.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039