BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO

Ritianne de Fátima Silva Oliveira, Ademir Brandão Costa, Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão

Resumo


Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.

Palavras-chave


Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.

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