LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AQUISIÇÃO DO SABER ELABORADO

Fátima Aparecida de Souza Francioli, Nilza Marcia Mulatti Silva, Yasmin Coelho Figueiredo

Resumo


O livro didático no Brasil desempenha a função de subsidiar o trabalho pedagógico dos professores. Por essa razão, torna-se relevante a reflexão sobre os critérios e os procedimentos para a sua escolha em escolas públicas da educação básica, bem como as intencionalidades de seus editores, em atendimento às políticas públicas vigentes. No intuito de se averiguar como essas intencionalidades se apresentam nos livros, foi realizada uma análise do livro de alfabetização e letramento intitulado “Ápis”, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o 3º ano do ensino fundamental. Por intermédio dessa análise, foi verificado que esse material sofre influências diretas do pensamento dominante, qual seja, do ideário escolanovista, pois verificamos a valorização da espontaneidade dos alunos com ênfase na ludicidade, de modo a realizar a motivação de forma extrínseca ao conteúdo, implicando, dessa forma, no seu esvaziamento. Por conseguinte, isso significa que o trabalho do professor fica subordinado à lógica dos interesses político-ideológicos, comprometendo a aquisição do saber elaborado.

Palavras-chave


Livro didático. Políticas públicas. Plano Nacional do Livro Didático.

Texto completo:

PDF

Referências


BAIRRO, Catiane Colaço de. Livro didático: um olhar nas entrelinhas da sua história. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2009. Disponível em:. Acesso em: 15 dez. 2012.

BANCO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO. Vamos lá Brasil! Por uma nação de jovens formados.2014. Disponível em: . Acesso em:10 jun. 2015.

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Ápis: Letramento e alfabetização. São Paulo: Ática, 2013.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Portaria Normativa nº 07, de 05 de abril de 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2015.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB - Resultados e Metas. 2013a. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2015.

______. Plano Nacional de Educação. Indicadores da Educação. 2013b. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2015.

______. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2015.

______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de Livros Didáticos: Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa/PNLD 2013. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2015.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001, p.75-108.

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interfaces entre politicas educacionais, práticas pedagógicas e formação humana.Ponta Grossa,v. 6, n.1,p.55-66, jan/jun.2011.

______; CROCHIK, José Leon. Propostas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação. Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2014.

MENEGASSI, Renilson José. O processo de produção textual. In: A produção textual e o ensino. SANTOS, Annie Rose; GUIMARÃES, Tânia Braga (orgs.). Maringá: Eduem, 2010, p. 75-102.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

______. Pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas, SP: Autores associados, 2008, 259p.

______. Formação de professores no Brasil: Dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, v.9, n.1, p.07-19, jan/jun, 2011.

TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. O processo e escolha do livro didático de ciências por professores de 1ª a 4ª séries. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. São Paulo: 2003. Disponível em:

_O_processo_de_escolha_do_livro_didtico_de_Cincias_por_professores_de_1_a_4_sries>. Acesso em: 17 jan. 2015.

ZAMBON, Luciana Bagolin; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica. Revista Brasileira de Estudos de Pedagogia, Brasília, v. 94, n. 237, set./dez. 2013.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039