O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Irandé. Aula de português. São Paulo: Parábola, 2011.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2009.
______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2010.
______; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BORTONI-RICARDO, Stellla Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf> Acesso: 08 de ago. 2015.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: MEC/SEF, 2000. Disponível em: Acesso: 15 de set. 2015.
______. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: . Acesso: 08 ago. 2015.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, João Wanderley [et al.]. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da.Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CINTRA, Anna Maria. Leitura na escola: uma experiência, algumas reflexões. In: ELIAS, Vanda Maria (Org.) Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
COELHO, IzeteLehmkuhlet al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da.Pesquisa em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. Curitiba: InterSaberes, 2012.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. In: Signótica, Goiás, v. 9, n. 1, p. 119-120, jan/dez, 1997. Disponível em:
. Acesso: 13. set. 2015.
MARTINS, Marco Antonio; TAVARES, Maria Alice; VIEIRA, Silvia Rodrigues (Orgs.). Contribuições da sociolinguística brasileira para o ensino de português. In: Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.
MOLLICA, Maria Cecília. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2011.
______; BRAGA, Maria Luiza (Org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Terreno a explorar. In: Revista Língua Portuguesa. São Paulo, v. 4, n. 54, p. 4-5, abr. 2010.
PORCHAT, Maria Elisa. O conceito de certo e errado na língua falada. 2010.Disponível em: Acesso: 10 set. 2015.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2006.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.
SILVA, Rita do Carmo Polli da. A sociolinguística e a língua materna. Curitiba: InterSaberes, 2013.
SOARES, Magda. Prefácio. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de português: discurso e saberes. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º grau. São Paulo: Cortez, 1996.
WERNECK, Hamilton.O professor, a linguagem e o aluno. Revista Língua Portuguesa,São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso: 13 set. 2015.
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039