O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL

Bruno Tonetto Silveira, Odair Benedito Francisco

Resumo


O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.

Palavras-chave


Ensino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.

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