Resumo
A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.
Palavras-chave
Leitor. Contação de histórias. Educação infantil.
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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039