A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES

Terezinha Severino da Silva, Érica Cristina do Nascimento

Resumo


A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.

Palavras-chave


Leitor. Contação de histórias. Educação infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione. 2004.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 1991.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. 18. ed. São Paulo: Ática. 2004.

FARIA, Maria Alice. Como usar a Literatura Infantil na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto. 2015.

FRANTZ, Marta Helena. A Literatura nas Séries Iniciais. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes. 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas. 1991.

JORGE, L. S. Roda de histórias: a criança e o prazer de ler, ouvir e contar histórias. In: DIAS, Marina Célia Moraes M.; NICOLAU, Marieta Lúcia Machado (Orgs). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Dinâmicas em Literatura Infantil. São Paulo: Paulinas, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na escola. 10. ed. São Paulo: Global. 2006.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039