A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Priscila Batista Sousa, Fernanda Cavalcante Santos, Clodoaldo Valverde

Resumo


No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.

Palavras-chave


Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.

Texto completo:

PDF

Referências


BORSA, J. C. O papel da escola no processo de socialização infantil. Psicologia. PT- O portal dos psicólogos. Jul. 2007.

BRUST, J. R.; GOMES, J. A Influência da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina no Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina.

CORRÊA, P. R.; PÁTARO, C. S. O. A dimensão afetiva do ser humano: contribuições a partir de Piaget. 2008. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/Licenciatura) - Universidade Federal de São Carlos.

DANTAS, H. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992 apud BRUST, J. R.; GOMES, J. A Influência da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina no Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A Família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia, v. 17, n. 36, p. 21-32, maio 2007.

KLEPA, T. P.; RIPPEL, V. C. L. A importância do vínculo afetivo na aprendizagem sob o olhar psicopedagógico. Revista científica CENSUPEG, n. 1, p. 195-208, 2013.

LEITE, S. A. S. Afetividades nas práticas pedagógicas. Temas em psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, dez. 2012.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 20, p. 11-30, 1º sem. 2005.

MELO, F. C. A afetividade na sala de aula e atuação dos professores no Ensino Médio-reflexões pontuais. Revista Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 143-156, 2012.

MONDIN, E. M. C. Interações afetivas na família e na pré-escola. Estudos de Psicologia, v. 10, n. 1, p.131-138, 2005.

PANIZZI, C. A. F. L. A relação afetividade-aprendizagem no cotidiano da sala de aula: enfocando situações de conflito. Anais. Anped, Caxambu, 2004.

PAULA, S. R; FARIA, M. A. Afetividade na aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 1, n. 1, 2010.

PIAGET, Jean. Estudos de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

RIBEIRO, M. L. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia, Campinas, v.27, n. 3, p. 403-412, jul/set 2010.

SAMPIERI, R. H; COLADO, C. F; BAPTISTA, L. P. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Mc-Graw-Hill, 2006

SANTOS, F. M. A Importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem como mediadora da práxis educativa no ensino superior. Revista UNI, Imperatriz (MA), v.2, n. 2, p. 111-122, jan/jul 2012.

SARMENTO, N. R. G.; SLOMP, P. F.; COSTA, B. S. Aprendizagem e afetividade. 2010. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SARNOSKI, E. A. Afetividade no processo ensino-aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU, v. 9, n. 20, jun/dez 2014.

SIQUEIRA, A. M. O.; SILVA NETO, D. D.; FLORÊNCIO, R. A importância da afetividade na aprendizagem dos alunos. 2011. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena) - Faculdade de Ciências Educação e Teologia do Norte Do Brasil.

SOUZA, M.T. C. C. As relações entre Afetividade e Inteligência no Desenvolvimento Psicológico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 2, p. 249-254, abr/jun 2011.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e Aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia da educação, Anped, 2000.

VIEIRA, R. M. S.; SUE, M. Afetividade e aprendizagem. 2004.44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Candido Mendes.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.




Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039