A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO

Roger dos Santos Lima, Michelli Cristiane Rosa da Silva, Márcia Ângela Patrícia

Resumo


O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.

Palavras-chave


Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

ALMEIDA, G. P. Práticas de Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Avaliação Nacional da Alfabetização 2014 – ANA. Documento Básico. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: Acesso em: 15 Set. 2016.

______. Prova ABC traz dados inéditos sobre a alfabetização das crianças no brasil. 2011. Disponível em: < http://www.todospelaeducacao.org.br/sala-de-imprensa/releases/18376/prova-abc-traz-dados-ineditos-sobre-a-alfabetizacao-das-criancas-no-brasil/>. Acesso em: 26 jul. 2016.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015b. 116 p. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2016.

CERYNO, E. Conteúdos e metodologias do ensino da matemática I; colaboração: Furtuoso, A. C. 2. ed. Florianópolis, 2003.

FANTACHOLI, F. N. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Cientifica Aprender, Minas Gerais, 2011, n.p.

Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2016.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREITAS, A. S. de. A questão da experiência na formação profissional dos professores. In: Formação continuada de professores. FERREIRA, A. T. B; ALBUQUERQUE, E. B. C. de (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GUARNIERE, M. R. Permanências e Novos Desafios da Formação Inicial: Contribuições da didática e práticas de Ensino na preparação de professores. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2012, Campinas. Anais... Unicamp: Junqueira & Marin, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 Set. 2016.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIMA, C. M. de. Formação contínua do professor de ensino fundamental e educação a distância: reflexões sobre potencial de aprendizagem. In: GRANVILLE, M. A. (org). Teorias e práticas na formação de professores. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007, p. 165-178.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA. G. de C. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 14. ed. Petróleos: Vozes, 2009.

PICONEZ, S. C. B. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: FAZENDA, C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991, p.15-38.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução C, S. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SOARES, M. Linguagem e Escola: Uma perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1986.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Manual do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia- UNIR. Rondônia, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 Set. 2016. 62 p.




Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039