PEDAGOGIA DA MORTE: O IDEAL DE SER HUMANO E O APRENDIZADO SOBRE A PRÓPRIA FINITUDE
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, P. A. El Discreto e A Arte da Prudência: A contribuição de Baltasar Gracián na formação do homem de corte. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2014.
BATISTA, G. A. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estóicos. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 497-507, set./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2017.
BERTO, J. P. A Escola de Bem Morrer do Padre Antonio Bonucci (1651-1729): subsídios para a análise da fonte. Revista Tempo de Conquista, História Medieval e Moderna, [S.l.], v. 13, p. 1-18, 2013. Disponível em:
%C3%83OPAULOBERTO.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2014.
BONUCCI, A. M. Pe. Escola de bem morrer. Aberta a todos os Christãos, & particularmente os da Bahia nos exercicios de piedade, que fe practicaõ nas tardes de todos os Domingos pelos Irmãos da Confraria da Boa Morte, inftituida com authoridade Apostolica na Igreja do Collegio da Companhia de JESU. Lisboa: Officina de Miguel Deslandes Impressor de Sua Magestade. 1701. 199 p. Disponível em:
. Acesso em: 23 set. 2014.
GRACIÁN, B. El Discreto. Eikasia: Revista de Filosofía, II 8 (enero 2007). Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015.
______. A Arte da Prudência. Tradução de I. C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. A Arte da Sabedoria Mundana. Tradução de I. Moriya. São Paulo: Best Seller, 1992.
HANSEN, J. A. Ratio Studiorum e Política Católica Ibérica no Século XVII, In. VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (orgs.). Brasil 500 Anos: Tópicas em História da Educação. São Paulo: Edusp, 2001, p. 13-41.
MONTAIGNE, M. Ensaios. Tradução de S. Milliet. São Paulo: Globo, 1972, p. 48-55. (Os
Pensadores, Abril Cultural)
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039