PEDAGOGIA DA MORTE: O IDEAL DE SER HUMANO E O APRENDIZADO SOBRE A PRÓPRIA FINITUDE

Poliana Murer Cavalcante Doi

Resumo


O propósito deste trabalho científico é cotejar os discursos filosóficos e pedagógicos de três autores da Modernidade (Século XVI-XVIII) a respeito do ideal de ser humano e de seu aprendizado sobre a morte. Os autores selecionados para a apresentação dessas questões são: o filósofo Michel de Montaigne (1533-1592), com o ensaio De como filosofar é aprender a morrer, recolhido do livro Ensaios; o jesuíta Baltazar Gracián (1601-1658), com os compêndios A arte da prudência, A arte da Sabedoria Mundana e El Discreto; e o Padre Antonio Maria Bonucci (1651-1729), com o manual Escola de bem morrer. Aberta a todos os Christãos, & particularmente os da Bahia nos exercicios de piedade, que se praticão nas tardes de todos os Domingos pelos irmãos da Confraria da Boa Morte, instituida com authoridade apostolica na Igreja do Collegio da Companhia de JESU. O resultado da análise aponta para três formas distintas de formação do ideal humano e da preparação para a morte: uma vida filosófica e racional, uma vida socialmente estética, e uma vida devocional. Considera-se que esse estudo sobre o ideal de ser humano e sobre o aprendizado da morte possa nos ajudar a compreender as implicações dessa formação na educação da sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Morte. Pedagogia. Ideal humano.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, P. A. El Discreto e A Arte da Prudência: A contribuição de Baltasar Gracián na formação do homem de corte. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2014.

BATISTA, G. A. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estóicos. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 497-507, set./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2017.

BERTO, J. P. A Escola de Bem Morrer do Padre Antonio Bonucci (1651-1729): subsídios para a análise da fonte. Revista Tempo de Conquista, História Medieval e Moderna, [S.l.], v. 13, p. 1-18, 2013. Disponível em:

%C3%83OPAULOBERTO.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2014.

BONUCCI, A. M. Pe. Escola de bem morrer. Aberta a todos os Christãos, & particularmente os da Bahia nos exercicios de piedade, que fe practicaõ nas tardes de todos os Domingos pelos Irmãos da Confraria da Boa Morte, inftituida com authoridade Apostolica na Igreja do Collegio da Companhia de JESU. Lisboa: Officina de Miguel Deslandes Impressor de Sua Magestade. 1701. 199 p. Disponível em:

. Acesso em: 23 set. 2014.

GRACIÁN, B. El Discreto. Eikasia: Revista de Filosofía, II 8 (enero 2007). Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015.

______. A Arte da Prudência. Tradução de I. C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. A Arte da Sabedoria Mundana. Tradução de I. Moriya. São Paulo: Best Seller, 1992.

HANSEN, J. A. Ratio Studiorum e Política Católica Ibérica no Século XVII, In. VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (orgs.). Brasil 500 Anos: Tópicas em História da Educação. São Paulo: Edusp, 2001, p. 13-41.

MONTAIGNE, M. Ensaios. Tradução de S. Milliet. São Paulo: Globo, 1972, p. 48-55. (Os

Pensadores, Abril Cultural)




Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039