JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Marcos Gomes Diniz, Airton José Vinholi Junior

Resumo


É comum nas escolas públicas brasileiras a observação de estudantes que apresentam defasagem de aprendizagem e dificuldades para o satisfatório acompanhamento das ementas curriculares propostas para ao ensino. Na Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Ponta Porã-MS, local de desenvolvimento deste trabalho, após várias sondagens e investigações iniciais, encontramos indicativos dessas características, especialmente entre os alunos do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldade de leitura, interpretação e produção textual. Propondo uma estratégia alternativa que visa minimizar essa problemática, os professores da escola optaram por utilizar o jornal como ferramenta de aprendizagem, que se configurou na proposição de um projeto, cujo principal objetivo foi o de dar enfoque na alfabetização, sobretudo priorizando as temáticas que envolvem a realidade local, envolvida por questões pertinentes ao campo. Por sua vez, o projeto objetiva, ainda, despertar para a importância do jornal escrito como ferramenta de comunicação para o meio rural, uma vez que nesse espaço há maior dificuldade de circular as informações por meios tecnológicos digitais. Assim, no presente artigo, nos preocupamos em realizar um estudo de caso dessa experiência. Inicialmente, procuramos intensificar nosso corpo teórico, que foi amparado por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação no Campo e suas possibilidades teóricas e metodológicas concernentes com nossa temática proposta. Após isso, apresentamos uma síntese de estudo sobre o que é um jornal e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Por fim apresentamos a descrição sobre como foram realizadas as atividades e as considerações finais.

Palavras-chave


Jornal. Aprendizagem. Escola do campo.

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