JORNAL AMBIENTAL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal Editora, 2001.
ANTONIO, Clésio A. LUCINI, Marizete. Ensinar e aprender na Educação do Campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cadernos Cedes. Vol. 27, nº 72, Campinas, mai/ago 2007. p. 177-195.
BAHIA, José Péricles Diniz. Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dez. 1996.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
GONÇALVES, Lídia Maria. Do ledor ao leitor: Um estudo de caso sobre as insuficiências do jornal em sala de aula no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem/ Aquisição de Língua Materna). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MELO, José Marques. Comunicação Social: da leitura à leitura crítica. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo. Ed. Ática. 2008.
PORTO, Itamar.; BARROS NETA, Maria da Anunciação Pinheiro.; PEREIRA, Luciano Silva. As impressões dos sujeitos da Escola Municipal Boa Esperança Sorriso-MT: sobre o processo educativo e o currículo das escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, p. 147-171, 2016.
QUEIROZ, Danielle Teixeira et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista Enfermagem (UERJ), v. 15, p. 276-283, 2007.
SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história. 2004. Disponível em: . Acesso em 10 de fevereiro de 2017.
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039