A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

Aléx Gomes da Silva

Resumo


O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.

Palavras-chave


História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.

Texto completo:

PDF

Referências


BALESTRI, R. D. A participação da História da Matemática na formação de professores de Matemática na óptica de professores/pesquisadores. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2016.

BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.

______. História da Matemática e Educação. Caderno CEDES. Campinas, n. 40, p. 7-17, 1996.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Orgs.). O sentido da Escola. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p.17-41.

GASPERI, W. N. H de; PACHECO, E. R. A História da Matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2016.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

LIMA, J. N. F. de. A importância da História da Matemática para as práticas pedagógicas. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.

LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M. A História da Matemática em sala de aula: propostas de atividades para a Educação Básica. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL, XX., 2014, Bagé. Anais... Bagé, RS, 2014. p. 320-330. Disponível em:

pdf>. Acesso em: 17 out. 2016.

LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-88, nov. 2013.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MIGUEL, A.; BRITO, A. de J. A História da Matemática na formação de professor de matemática. Cadernos CEDES, Campinas, n. 40, p. 47-61, 1996.

______.; MIORIM, M. A História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MORAIS, M. B. de; DIAS, G. F. Um estudo sobre o uso da História da Matemática como recurso didático pedagógico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, X., 2010, Salvador. Anais... Salvador: SBEM, 2010. p. 1-11. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2016.

PEREIRA, J. de M. História da Matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões. 2013. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

ROSA NETO, E. Didática da Matemática. 9. ed. São Paulo: Ática, 1997.

SANTOS, T. R. C. et al. História da Matemática: uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, XVI; MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XVI; MOSTRA DE EXTENSÃO, IX., 2011, Cruz Alta, RS. Anais... Cruz Alta, RS, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2016.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.

VIANA, M. C. V.; SILVA, C. M. Concepções de professores de Matemática sobre a utilização da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: < http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/15.pdf>. Acesso em: 18 out. 2016.

VIANNA, C. R. História da Matemática na Educação Matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VI., 2000, Londrina. Anais... Londrina: Editora da UEL. 2000. p. 15-19.




Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039