CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do Ensino Fundamental. 2007. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 6 ago. 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1997.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35 - 113.
D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo Entre as Tradições e a Modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 112 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, R. M. C.; RUIZ, M. A. D. S. Etnomatemática: sistema de numeração dos povos indígenas do Alto Rio Negro no Estado do Amazonas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15, 2011, Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p. 1-10.
KAMII, C. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. Tradução de Regina A. de Assis. 39. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de Matemática. 2009. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 26 jan. 2016.
LOPES, T. B.; SANTOS, L. G. D. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016. p. 1-10. Disponivel em: . Acesso em: 8 jan 2017.
MUNIZ, C. A. et al. O corpo como fonte de conhecimento matemático. In: BRASIL Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC-SEB, v. III, 2014. p. 10-13.
PIAGET, E.; SZEMINSKA, A. A Gênese do Número na Criança. Tradução de Chistiano Monteiro Oiticica. 3. ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981.
______. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D'Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
______.; INHELDER, B. A psicologia da criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado. 5. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
SÁ, P. F. D. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
______.; FOSSA, J. A. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, v. 33, n. 12, 2008. p. 253-278. Disponivel em: . Acesso em: 10 abr 2016.
SILVA, B. D. G. S. D. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015.
SILVA, V. A. D. Noções de contagens e medidas utilizadas pelos Guarani na reserva indígena de Dourados - Um estudo etnomatemático. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2016.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009. 322 p.
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039