CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO

Thiago Beirigo Lopes, José Carlos Pinto Leivas

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.

Palavras-chave


Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos.

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