A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Diego Marlon Santos, Lucila Akiko Nagashima

Resumo


Este artigo tem como intuito levantar questões que ampliem o debate sobre o currículo do Ensino Médio definido pela Base Nacional Comum Curricular conforme o Ministério da Educação. Dessa forma, discutiu-se a reformulação do Ensino Médio e da disciplina de Química, analisou-se o processo da organização curricular, dando ênfase na interdisciplinaridade e a contextualização. Dentro da mesma perspectiva, discutimos a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio que tem compromisso com uma formação e compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias. Com relação à organização do currículo de Química, no Ensino Médio, são propostas seis unidades de conhecimento que remetem aos grandes temas da Química e a algumas práticas de investigação relevantes para a sociedade brasileira. Por fim, há que se considerar que os principais temas da Química no Ensino Médio são tratados, nesta proposta, contemplando também a sua contextualização histórica, social e cultural e as práticas e os processos de investigação associados a cada tema. Assim, o objetivo de estudar Química no Ensino Médio é ajudar o jovem a tornar-se mais bem informado, mais crítico, a argumentar, posicionando-se em uma série de debates do mundo contemporâneo. Enfim, espera-se que essa discussão se amplie e que alternativas sejam construídas.

Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular. Componente Curricular de Química. Reforma do Ensino Médio.

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