ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Hercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen, Érika Castro Vasques, Marco Aurélio Reis Santos, Valdir Rosa

Resumo


Neste trabalho apresentamos duas atividades didáticas desenvolvidas à luz da estratégia didático-pedagógica intitulada “Hands-on-Tec” (HoT), a qual articula a Teoria da Aprendizagem Significava (TAS), a Teoria de Resolução de Problemas (TRP) com a utilização das Tecnologias Educacionais Móveis (TEM). O foco principal não é a tecnologia em si, mas a aprendizagem do conteúdo que está sendo desenvolvido pelo professor. Neste sentido, a Hands-on-Tec tem muito a contribuir como uma estratégia didático-pedagógica a ser incorporada nas propostas metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, por proporcionar ao professor novas possibilidades para fomentar a construção do conhecimento pelo aluno ao utilizar as TEM. As atividades foram realizadas com um grupo de 53 alunos das séries iniciais da educação básica (4º e 5º ano do Centro Educacional Lar São Francisco de Assis, na cidade de Jandaia do Sul, Paraná). A primeira versou sobre o Sistema Solar, bem como o estudo dos movimentos realizados pelo planeta Terra e, a segunda, sobre o sistema digestório e as funções realizadas por seus órgãos. Os resultados obtidos indicam que a Hands-on-Tec foi de grande valia no estímulo à pesquisa e à motivação dos alunos e, também, favoreceu o ensino e a aprendizagem de Ciências por contribuir na compreensão significativa de conceitos científicos relacionados a fenômenos naturais intrínsecos ao cotidiano dos alunos. Experiências educacionais desta natureza permitem ao aluno expandir sua visão de mundo e culminam no desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão dos saberes científicos.

Palavras-chave


Hands-on-Tec. Sistema solar. Sistema digestório.

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