GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “RANGO”

Pedro Augusto Rocha Pereira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


Rango é um filme norte americano de 2011, uma comédia feita em animação sobre um camaleão com crise de identidade que, ao se ver numa cidade do velho-oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado a protegê-la. O Guia do Educador para este filme é um material didático elaborado para se trabalhar de forma complementar os temas ciclo da água, distribuição da água no mundo e no Brasil e, principalmente, a escassez de água, utilizando estratégias de ensino diferentes das encontradas no ambiente escolar cotidiano. Sendo assim, o guia é uma proposta alternativa que visa promover maior facilidade de conscientização dos alunos sobre um tema importante e atual.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Ensino sobre água. Estratégia pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água, um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, SP, v. 4, n. 1, p. 75-108, jan./abr. 2008.

BRASIL, Agência Nacional de Águas. . Acesso em: 15 maio 2017.

______, Agência Nacional de Águas. Atlas Brasil: abastecimento urbano de água, panorama nacional; Engecorps/Cobrape, 2010.

______, Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.

CAIXETA, A. F. C. et al. O cinema na sala de aula: a construção de um guia do educador para o filme Eu Christiane F., treze anos, drogada e prostituída. In: V ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2010, Vitória. Resumos..., Vitória: SBEnBIO, 2010.

CAMPOS, P. M. C. et al. Guia do educador para o filme Filadélfia. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 26, p. 62-73, 2015.

FRANCISCO, W. C. A distribuição de água no planeta. Brasil Escola, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2016.

IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change, IPCC AR5. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016.

MACIEL, L. S. B.; DOMINGUES, A. L. A água e seus múltiplos enfoques no ensino de ciências no nível fundamental. Acta Scientiarum, Maringá, vol. 1, n. 23, p. 183-195, 2001.

MARENGO, J. A. Secas e tempestades. Carta na Escola, n. 81, nov. 2013. São Paulo, SP: Confiança, 2013, p. 30- 35.

NASCIMENTO, J. M. L. et al. Guia do educador para o filme X-Men primeira classe. Genética na Escola, v. 11, p. 28-35, 2016.

ONU, Organização das Nações Unidas. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2017.

PEDREIRA, F. Q.; BRITO, H. E. M.; SOUSA, F. J. Aspectos dificultadores no processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio. In: 1º ENCONTRO DO PIBID/UEM LICENCIATURA: Desafios e Perspectivas. Anais... Maringá, PR, 2012.

PENA, R. F. A. Distribuição da água no Brasil. Brasil Escola. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2016.

______. Distribuição da água no mundo. Brasil Escola. 2014. Disponível em . Acesso em: 01 fev. 2016.

______. Países que menos possuem água potável. Brasil Escola. 2012. Disponível em . Acesso em: 01 fev. 2016.

PIN, J. R. O. et al. Levando o cinema para a sala de aula: a construção de um guia do educador para o filme “Lucas, um intruso no formigueiro”. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 357-368, 2016.

RANGO. Dirigido por Gore Verbinski e produzido por Graham King. Estados Unidos: Nickelodeon Movies, Blind Wink, GK Films, 2011, 112 min.

SOUZA, P. H. R. et al. O uso do cinema no ensino de ciências: uma proposta a partir do filme “Tá chovendo hambúrguer”. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 688-699, 2016.

UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. 2. ed. rev. e ampl. UFSC: CEPED, 2013. 126 p.

VENTURINI, L. A. B. O mito da estiagem em São Paulo. Carta na Escola, n. 91, out. 2014. São Paulo, SP: Confiança, 2014, p. 34-38.




Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039