A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NOS EDUCADORES: UMA ALTERNATIVA PARA A SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os fatores capazes de ativar a capacidade de resiliência entre educadores. Busca-se, primeiramente, fazer o levantamento do termo resiliência e como esse conceito se aplica à figura do educador frente ao cotidiano da escola. A pesquisa bibliográfica foi realizada de acordo com os principais autores das áreas de Educação e Psicologia sobre o tema abordado. O objetivo central é a investigação das possibilidades de promoção da resiliência entre os educadores para que seja possível o desenvolvimento de habilidades de fortalecimento que os auxilie frente às adversidades cotidianas. Espera-se com o artigo propor ações de melhoria que contribuam com o processo educacional e o cotidiano do trabalho docente, visando à saúde mental dos educadores e proporcionando suporte afetivo e emocional necessários para que os educadores trabalhem em constante clima de aprendizagem.
Palavras-chave
Resiliência. Saúde mental dos Educadores. Saúde mental na Escola.
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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039