PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Genir Aparecida Jardim MARIMOTTA, Naime Souza SILVA

Resumo


O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.

Palavras-chave


Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039