AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Deisi Noro, Livia Saiani Crespi, Márcia Finimundi Nóbile

Resumo


A diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, ao receber veementes críticas de grupos específicos da sociedade brasileira, estaciona entre a importância da formação docente para o acolhimento e as controvérsias geradas sobre a temática. Este estudo, através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e cunho bibliográfico, analisa os Estudos de Gênero e a correlação das Neurociências pela ótica de diferentes autores com a diversidade sexual e de gênero, contrapondo o discurso heteronormativo na formação docente. Os resultados apontam para a importância da associação entre campos de estudos interdisciplinares que credibilizem e assegurem o avanço das políticas públicas educacionais sobre o tema.

Palavras-chave


Estudos de gênero. Neurociências. Heteronormatividade.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.362

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