A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP: Autores Associados, n. 3, jan./jun. 2002.
______. Exercícios escritos e cadernos de alunos: reflexões sobre práticas de longa duração. In: Práticas de leitura e escrita. História e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica. CEALE, 2007a. (Coleção Linguagem e educação)
______. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 16, n. 32, p. 13-34, set./dez. 2007b.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229,1990.
______. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP: Autores Associados, nº 1, p.115-141, jan./jun. 2001.
FARIA FILHO, Luciano Mendes et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, jan./abr. 2004.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GVIRTZ, Silvina. Do currículo prescrito ao currículo ensinado: um olhar sobre os cadernos de classe. Bragança Paulista: Edusf, 2005.
______; LARRONDO, Marina. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP: Autores Associados, n. 1, p.115-141, jan./jun. 2001.
MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
______. Cadernos escolares. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.366
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039