O CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS TÉCNICOS NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: SEUS DILEMAS E PERSPECTIVAS

Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Lenício Dutra Marinho Júnior

Resumo


Com o propósito de buscar aprofundar a discussão sobre os desafios da atuação do professor vinculado à carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e analisar as ações pedagógicas que possibilitam e/ou dificultam a integração do currículo nos cursos técnicos na modalidade integrado, esta pesquisa aplicada buscou compreender o pensar da materialização da educação integral proposta nos documentos oficiais, tendo como sujeitos os alunos e professores dos Cursos Técnicos Integrados no período de 2012/2014 no IFMG, campus Governador Valadares e campus São João Evangelista, num total de 118 professores, sendo porém os respondentes, 50 de São João Evangelista e 21 de Governador Valadares. Neste trabalho, discutiremos as percepções dos professores da EBTT em relação ao currículo integrado e o fazer profissional destes sujeitos visando atender às necessidades de uma educação integradora pautada nos princípios indissociáveis da ciência, do trabalho e da cultura, deixando o recorte dos alunos para análise posterior. A pesquisa aplicada recebeu financiamento da FAPEMIG, tendo dois bolsistas de PIBIC Jr e utilizou-se de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos para análise dos dados. Os dados aqui apresentados apontam as percepções e os desafios dos professores para implementação de um currículo integrado no ensino médio: desconhecimento da legislação e bibliografias sobre o tema, infraestrutura e recursos didáticos, organização curricular inadequada, despreparo por parte dos atores envolvidos, falta de diálogo entre os docentes, e falta de interesse da gestão dos campi e do setor pedagógico. A partir deste estudo, discutido na instituição, algumas ações foram pensadas no sentido de superação dos desafios apresentados.

Palavras-chave


Currículo integrado. Fazer pedagógico. Educação integral.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.415

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