A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NATURAL NO SÉCULO XIX: UM ESTUDO DOS OBJETOS DE ENSINO

Renato Barboza, Reginaldo Alberto Meloni

Resumo


A disciplina de História Natural está inscrita nos currículos do ensino secundário brasileiro desde a criação do Colégio Pedro II em 1837. Essa disciplina, de característica essencialmente descritiva, foi bastante influenciada pelo método intuitivo que propunha a organização de museus escolares como instrumentos de ensino. Nesse sentido, a Escola Normal de São Paulo, criada para ser uma referência na formação de professores, adquiriu um importante acervo de animais taxidermizados, animais fixados, modelos e esqueletos para constituir um Museu de História Natural. Esse trabalho se apoia na ideia de que as disciplinas escolares são objetos históricos e na proposição de que os objetos escolares constituem um patrimônio cultural a ser preservado. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir da análise dos inventários da Escola Caetano de Campos do final do século XIX e do atual acervo de objetos, com os objetivos de entender as características da cultura material da disciplina de História Natural e contribuir com as discussões sobre a preservação do patrimônio científico educativo. Os resultados indicaram que, embora ao longo do século XX tenha ocorrido a perda de muitos objetos dessa instituição escolar e um prejuízo para o patrimônio cultural e para a memória dessa escola, ainda restaram exemplares que oferecem importantes indícios sobre a educação em ciências no período investigado.

Palavras-chave


História das disciplinas escolares. Cultura material escolar. História Natural.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGHINI, Katya Zuquim. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v. 17, n. 2 (45), p. 208-234, 2017.

BRASIL. Decreto n. 3.890 de 1 de janeiro de 1901. Approva o Codigo dos Institutos Officiaes de Ensino Superior e Secundario, dependentes do Ministerio da Justiça e Negocios Interiores. DOU, 25 de janeiro de 1901.

CHERVEL, Andre. L'histoire des disciplines scolaires. Réflexions sur un domaine de

Recherche. Histoire de l'éducation, 38, p. 59-119, 1988.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O Ensino Secundário no Império Brasileiro. São Paulo: EdUSP/Grijalbo, 1972.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.

JACOB, François. A Lógica da Vida: uma história da hereditariedade. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora da USP, 1987.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. A disciplina Química: currículo e epistemologia. Episteme, v. 3, n. 5, p. 119-142, 1998.

MADI FILHO, José Maurício Esmael. Animais taxidermizados como materiais de ensino em fins do século XIX e início do século XX. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação: politica, história e sociedade) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MELONI, Reginaldo Alberto; GRANATO, Marcus. Objetos de educação em ciências: um patrimônio a ser preservado. Pedagogia em Foco, Iturama, MG, v. 9, n. 2, 10 p., 2014.

MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. O ensino de ciências naturais no currículo da Escola Normal: trajetória inicial. Revista FSA, v. 11, n. 3, p. 268-286, 2014.

REIS FILHO, Casemiro. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1995.

SÃO PAULO. Relatorio do Director da Escola Normal, 1893. Arquivo do CEMAH/CRE/SEE-SP.

______. Relatorio do Director da Escola Normal, 1896. Arquivo do CEMAH/CRE/SEE-SP.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos Cedes, ano XX, n. 52, nov. 2000.

VECHIA, Ariclê; LORENZ, Karl Michel. Programa de ensino da escola secundária brasileira – 1850/1951. Curitiba, PR: Editora do Autor, 1998.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.416

Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039