PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO

Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Bárbara Scartezzini, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


O ato de ensinar precisa visar a aprendizagem com significado, o professor tem o potencial de proporcionar aos alunos o conhecer, o experimentar e o explorar espaços diferentes, propiciar novas maneiras para se ensinar e se aprender. É fundamental proporcionar condições para o aluno repensar, mudar pensamentos, atitudes e realidades da sociedade, pois precisa-se de pessoas com capacidades de refletir, compreender e modificar. Há muitos espaços que podem ser explorados, como, jardins botânicos, zoológicos, praças, trilhas ecológicas, museus, entre outros. O objetivo deste estudo, é analisar como professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam os Espaços não Formais de Ensino e de Aprendizagem buscando a Alfabetização Científica de seus alunos, em três escolas do município de Lajeado/RS/Brasil. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois busca as informações diretamente com a população pesquisada. Os dados foram coletados em 2017 e 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, com a utilização do gravador. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que alguns dos professores pesquisados confundem os termos, relatam alguns dos desafios de não utilizar outros espaços além da escola, mas houveram também, professores que souberam e desenvolveram suas atividades em espaços não formais. Pretende-se através dos dados, compreender a dimensão das práticas pedagógicas dos professores referente a utilização ou não dos espaços não formais.

Palavras-chave


Anos iniciais. Educação Infantil. Pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i12.434

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