PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alana Rodrigues Rigão, Fernanda Figueira Marquezan

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.

Palavras-chave


Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v14i12.481

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