EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE EDUCADORES

Kelen Cristina de OLIVEIRA, Regina Rodrigues da SILVA, Renata Cristina Domingos de Souza LIMA

Resumo


A educação inclusiva é entendida como um novo paradigma que busca garantir a todos o acesso a uma educação de qualidade. Mas, apesar de várias investiduras do governo para garantir tal acesso, muitas crianças não têm conseguido se desenvolver do ponto de vista da educação formal. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos pelos educadores tendem a reger a sua prática, esta pesquisa teve como finalidade compreender as concepções dos professores sobre Educação Inclusiva. Para tanto, foram pesquisados 60 professores do ensino municipal de Iturama/MG. O instrumento utilizado foi um questionário com frases incompletas contendo dez frases eliciadoras que buscavam compreender os conceitos, sentimentos e práticas acerca da inclusão. Os resultados apontam que alguns professores têm construídas concepções que vão ao encontro da proposta da educação inclusiva, no entanto, a análise dos dados aponta que algumas concepções vigentes no grupo pesquisado podem influenciar negativamente na implantação da proposta inclusiva.

Palavras-chave


Educação Especial; Educação inclusiva; Professor.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039