OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
Resumo
O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é
qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.
qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.
Palavras-chave
Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2014 Pedagogia em Foco

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039