OBJETOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM PATRIMÔNIO A SER PRESERVADO
Resumo
O processo de aquisição de objetos de educação em ciências pelas escolas brasileiras iniciou-se no século XIX e se desenvolveu até a década de 1960. Após esse período houve uma desvalorização das metodologias que promoviam o ensino prático das ciências e muitos desses materiais desapareceram ou ficaram esquecidos nos porões das escolas. A maioria dos objetos que se conservaram foi mantida, em geral, em péssimas condições de armazenamento. Nesse artigo será feita uma avaliação da situação dos objetos de ensino de Química encontrados na Escola Estadual Culto à Ciência, situada em Campinas-SP. Essa instituição foi fundada em 1873, se transformou no segundo ginásio do estado de São Paulo em 1896 e se equiparou ao Ginásio Nacional em 1901. O trabalho de identificação e catalogação dos objetos de ensino de Química feito nessa instituição fez parte de um estudo sobre como se desenvolveu a educação secundária em Química entre os anos quarenta e setenta do século XX no Brasil. Além de descritas as iniciativas realizadas para a preservação desse conjunto de peças, são feitas sugestões de ações para a conservação dessa tipologia de patrimônio cultural com os objetivos de contribuir para a preservação da memória das instituições escolares e possibilitar que esses materiais sejam usados para a educação em ciências.
Palavras-chave
Patrimônio de ensino. Objetos de educação em ciências. Preservação de patrimônio.
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