CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Marcela Queiroz JACOB

Resumo


Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.

Palavras-chave


Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039