A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Resumo
Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.
Palavras-chave
Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2014 Pedagogia em Foco

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039