AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kelen Cristina de OLIVEIRA, Naime Souza SILVA

Resumo


Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Educação. Afetividade. Cognição.

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039