A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
Resumo
Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.
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