ENSINO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DO CONTO THE REVENGE OF HANNAH KEMHUFF DE ALICE WALKER

Orison Marden Bandeira de MELO JÚNIOR

Resumo


Este artigo busca contribuir para as reflexões referentes ao ensino de literatura em língua inglesa por meio da análise do conto The Revengeof Hannah Kemhuff de Alice Walker (2001). A análise é feita a partir dos conceitos de palavra, enunciado, gênero do discurso e texto do Círculo de Bakhtin. Verificou-se que a palavra curandeiro (rootworker) representa tanto o folclore religioso afro-americano quanto o discurso da identidade negra e que o conto,dialogicamente relacionado com o gênero de contos de curandeirismo do século XIX, apresenta-se como um elo na cadeia da comunicação discursiva sobre a identidade do negro americano. Concluiu-se que o trabalho com a literatura em língua inglesa nos cursos de Letras deve extrapolar o campo meramente linguístico do ensino de obras escritas em língua inglesa, ajudando, dessa forma, o aluno a extrapolar os limites da língua do texto literário para alcançar os níveis dos discursos subjacentes ao material linguístico dos textos em estudo

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039