O USO DO ENSAIO NO ENSINO SUPERIOR: A PEDAGOGIA DE ALAIN PARA ALÉM DAS CRIANÇAS

Frederico Reis Pacheco

Resumo


O objetivo deste artigo é avaliar os resultados do uso da prática do ensaio, proposta pela pedagogia de Alain, em um público adulto para favorecer o aprendizado efetivo e colaborativo entre os alunos. Esta avaliação se deu a partir de um experimento específico da aplicação das técnicas de ensaio em uma turma de MBA no interior do Estado de São Paulo, para avaliar a hipótese de que os adultos também apresentam ganho relevante no aprendizado executado de forma experimental e sem imposição do conteúdo pronto pelo professor. Foi utilizado o método empírico de observação deste caso específico com estudo em profundidade do efeito sobre os alunos e a comparação com resultados quantitativos comparáveis de turmas anteriores. Ao longo do artigo, o autor perpassa de forma prática conceitos como a andragogia, a pedagogia e o ensaio. O resultado do experimento foi o ganho quantitativo e qualitativo no aprendizado e percepção dos alunos sobre a pedagogia utilizada, concluindo que a pedagogia de ensaios pode ser utilizada também em adultos, mediante alguns cuidados apontados neste artigo para sua adequação a este público.

Texto completo:

PDF

Referências


ALAIN, pseudônimo de Émile Chartier. Reflexões sobre a educação. São Paulo: Saraiva, 1978.

______. Considerações sobre a educação seguidas de pedagogia infantil.

São Paulo: É Realizações, 2014.

ANDRADE, José Aluysio Reis de. Alain. In: ALAIN. Reflexões sobre a educação.

São Paulo: Saraiva, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.

São Paulo: Paz e Terra, 1999.

KNOWLES, Malcom S.; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard A. Aprendizagem de Resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. São Paulo: Campus Elsevier, 2009.

VINCENT, Hubert. Que Peut L'école, Aujourd'hui, Dans Notre Amérique? Voici Ce Qui Est Demandé. Une Telle Question N'est Pas Facile, Et Au Moins Pour Deux Raisons. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. UERJ, RJ, set/. 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2014.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039