ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AULER, D. Novos Caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (org.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília, DF: Editora UnB, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2013.
CARVALHO, A. M. P. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In: CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de ciências: unindo pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTRO, R. S. Uma e outras histórias. In. CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011.
DAMKE, I. R. O processo do conhecimento na pedagogia da libertação: as ideias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Vozes, 1995.
LOBINO, M. G. F. Educação científica e sustentabilidade. In: LEITE, S. Q. M. (org.). Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências: caderno de experimentos de física, química e biologia – espaços de educação não formal – reflexões sobre o ensino de ciências. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2012.
PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002.
SABESP. Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura da Sabesp. S.d. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2014.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
______. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
VERANI, C. N.; GONÇALVES, R. D; NASCIMENTO, M. G. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no ensino médio. Química Nova na Escola, n. 12, p. 15-18, 2000.
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039