ABORDAGEM CTSA - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO

Cristiane Ramos TEIXEIRA, Maria Luiza de Lima MARQUES, Stefânia Reis Antunes HOFFMANN, Wellington Alves dos SANTOS

Resumo


Este trabalho consiste num relato de experiência com a valorização de práticas educacionais que podem possibilitar a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criticidade e a consciência do papel individual e coletivo na transformação social. Aborda uma prática de ensino de Ciências, a partir da fabricação de sabão caseiro com o reaproveitamento de óleo de cozinha. Está apoiado em fundamentos defendidos pela pedagogia histórico-crítica, pelo movimento CTSA e pela perspectiva investigativa, em que os saberes construídos historicamente remetem a uma visão crítica da realidade de forma dialética. Reafirma a necessidade de a escola progressivamente efetivar sua função perante a sociedade na garantia da democratização dos saberes científicos, principalmente para as camadas populares, constituindo um importante exemplo de como trazer a prática social ao contexto dos processos educacionais.

Palavras-chave


Movimento CTSA. Pedagogia Histórico-Crítica. Alfabetização científica.

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