O DISCURSO PEDAGÓGICO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS “15 DE OUTUBRO”

Marcelo Franco LEÃO, Carmem Cinira Siqueira LEITE

Resumo


O presente estudo buscou conhecer o discurso pedagógico sobre relações raciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de Outubro” em Barra do Bugres/MT. De cunho qualitativo, este estudo pautou-se em procedimentos metodológicos tais como análise documental, entrevistas com professores e observações do cotidiano da referida escola. Para analisar os dados, adotou-se como procedimento a Análise de Conteúdos e a confrontação com os referenciais teóricos, sobretudo, por estudiosos como Munanga (1998), Freire (1996), Silva Filho (2010), Guimarães (2005), Pinto (1987), Müller (2010) e Paulo (2011). Os resultados permitiram constatar que os professores abordam a questão das relações raciais na sociedade brasileira em suas aulas, embora que de forma esporádica e superficial. Na proposta pedagógica da escola a temática diversidade não está contemplada e as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 não são nem mencionadas. Ressalta-se, portanto, a necessidade de promover momentos de discussão e estudos sobre as relações raciais firmadas no ambiente escolar na formação continuada dos educadores desta escola.

Palavras-chave


Diversidade. Formação de professores. Relações raciais.

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