PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: BREVE OLHAR NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA QUÍMICA NOVA (1978-2012)

Flávio Silva REZENDE

Resumo


Estudos de natureza biográfica têm sido relatados na literatura descrevendo o estado da arte de pesquisas em ensino de Química. O presente artigo faz uma análise de 428 trabalhos publicados nas seções Notas Técnicas, Educação, Divulgação e Assuntos Gerais da revista Química Nova no período de 1978 a 2012. Todos os artigos foram avaliados, visando identificar sua distribuição por ano de publicação, região, nível escolar, área específica da Química e foco temático. Algumas constatações merecem atenção dos pesquisadores em ensino de Química, autores e membros do conselho editorial da revista. Ausência de publicações associadas com e de pesquisadores asiáticos e africanos, diminuto número de publicações advindas de pesquisadores da região Norte, pequeno número de publicações em áreas específicas da Química e ausência de publicações com enfoque na organização da escola e na organização da instituição/programa de ensino não escolar. Estes apontamentos importantes podem contribuir para o amadurecimento da área de pesquisa em ensino de Química e para diversificação de publicações na revista Química Nova.

Palavras-chave


Pesquisa Biográfica. Artigo Científico. Estado da Arte.

Texto completo:

PDF

Referências


BEJARANO, Nelson R. R.; CARVALHO, Ana M. P. A educação química no Brasil: Uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química, México, v. 11, n. 1, p. 160-167, 2000.

FRANCISCO, Cristiane A.; QUEIROZ, Salete L. Análise dos trabalhos apresentados nos encontros de debates sobre o ensino de química de 1999 a 2003. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5, 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005.

______. A produção de conhecimento sobre o ensino de química nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química: Uma revisão. Quim. Nova, São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2100-2110, 2008.

MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. 219f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas.

MILARÉ, Tathiane; REZENDE, Daisy B. A pesquisa em ensino de química nos diferentes programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 15, 2010, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

PÉREZ, Leonardo F. M.; SILVA, Camila S.; NARDI, Roberto. Tendências na pesquisa em ensino de química no Brasil e na Colômbia: Um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6, 2007, Florianópolis. Atas... ABRAPEC, 2007.

PINTO, Angelo C.; FERNANDES, Andréa S. C. Avaliação da pós-graduação da área de Química na CAPES e a Internacionalização das revistas da Sociedade Brasileira de Química: Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova. Quim. Nova, São Paulo, v. 31, n. 8, p. 2221-2226, 2008.

QUEIROZ, Salete L.; NASCIMENTO, Fábio Batista do; REZENDE, Flávio S. Análise dos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química na seção de ensino de química de 1999 a 2003. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4, 2003, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2003.

SCHNETZLER, Roseli P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Quim. Nova, São Paulo, v. 25, supl. 1, p. 14-24, 2002.

TERCI, Daniela B. L.; ROSSI, A. V. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Quim. Nova, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.

TORRESI, Susana Inés Córdoba et al. A importância das revistas Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society no crescimento da área de química no Brasil. Quim. Nova, São Paulo, v. 30, n. 6, p. 1491-1497, 2007.

TORRESI, Susana I. C.; PARDINI, Vera L.; FERREIRA, Vítor F. O que esperamos das revistas da SBQ? Quim. Nova, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 233, 2012.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039