FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Luana Gonçalves RODRIGUES, Renata Ap. de Freitas Araújo e ANDRADE

Resumo


Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico

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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039