O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO

Clodoaldo Almeida dos SANTOS, Samira Saad Pulchério LANCILLOTTI, Antonio SALES

Resumo


O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.

Palavras-chave


Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados; Campo Grande: Ed. UFMS, 2004.

______. Organização do trabalho didático: a questão conceitual. Acta Scientiarum, Maringá. vol. 34, n. 2, p. 169-178, jul./dez., 2012.

BACON, F. Novum organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza; Nova Atlântida. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Col. Os Pensadores)

BASTOS, M. H. C. Educação Pública e Independências na América Espanhola e Brasil: Experiências Lancasterianas no Século XIX. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Tunja, vol. 14, n. 18, p. 75-92, jan./jun., 2012.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei n.9394/96. Disponível em: ˂http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm˃. Acesso em: 31 maio 2014.

COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna: tratado universal de ensinar tudo a todos. 2. ed. Lisboa: Gulbenkian, 1976.

DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Abril, 1973. (Col. Os Pensadores)

GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.

LANCILLOTTI, S. S. P. A Constituição Histórica do Processo de Trabalho Docente. 2008. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 11. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARX, K. O processo de produção do capital. 9. ed. São Paulo: DIFEL, 1984. (Livro 1, v. II)

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1979.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa . Porto Alegre: Artmed, 2008.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, vol. 9, p. 1-6, out. 2001.

ROUSSEAU, J. J. Projeto para a educação do Senhor de Sainte Marie. Edição Bilíngue. Trad. Dorothée de Bruchard. Porto Alegre: Paraula, 1994.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.

______. Escola e Democracia. 37. ed. Campinas: Autores Associados, 2005 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; vol.5).

SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. São Paulo: EDUSP; HERDER, 1972.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.




Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco



Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039