OS DESAFIOS E CONQUISTAS DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL (MS)

Mauricio José dos Santos Silva, Eugenia Portela de Siqueira Marques

Resumo


Pesquisas apontam que o acesso de indígenas no cenário da educação superior tem crescido ano após ano, acredita-se que tal crescimento efetivou-se pela universalização do ensino fundamental e médio e das ações afirmativas voltadas para o ingresso e permanência nas universidades. Baseada em pesquisas bibliográfica e documental. Buscou-se compreender quais os caminhos traçados pelos indígenas ao longo de aproximadamente um século de educação formal e o acesso à educação superior, assim como as ações afirmativas ofertadas no Estado de Mato Grosso do Sul, para compreender qual o papel da universidade e as implicações desta no processo de afirmação identitária.Uma vez que com a implantação da Lei Federal Nº 12.711/2012 determinou-se um percentual de vagas reservadas aos indígenas na educação superior, que deixam suas comunidades de origem e adentram no ambiente universitário, constantemente são desafiados a demonstrar sua capacidade intelectual, sua cultura e seu pertencimento étnico, como forma de fortalecimento identitário.

Palavras-chave


Educação Superior Indígena; Identidade; Política de Ação afirmativa

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