PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG

Marcel de Almeida Freitas, Adla Martins Teixeira

Resumo


O artigo descreve a produção de curtas-metragens por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG. A produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue (Equipe Educação) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia/UFMG. Grupos de três a quatro estudantes receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB Artes. Os estudantes visitaram exposições e observaram uma produção audiovisual (filmagens de uma emissora sobre a escola). As etapas seguintes foram: avaliação dos roteiros, captura e análise da qualidade audiovisual e análise da qualidade da informação científica divulgada. Essa associação de práticas educativas permitiu diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e objetivou a informação e a mudança de comportamento dos alunos em relação à dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque o experimento aposta nos jovens como agentes influentes de mudança de condutas nas comunidades onde vivem.

Palavras-chave


Juventude. Recursos Midiáticos e Educação. Dengue.

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, Juliana M. T. et al. Evaluation of student’s knowledge as a contribution to dengue control programs. Ciências & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 16(11), p. 4367-4373, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Boletim Eletrônico Epidemiológico. Situação da Dengue no Brasil – 2007. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: Acesso em: 12 out. 2010.

CHIARAVALLOTI NETO, Francisco. Conhecimento da população sobre dengue, seus vetores e medidas de controle em São José do Rio Preto. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, 13(3), p. 447-453, 1997.

LENZI, Márcia F.; COURA, Léa C. Prevenção da Dengue: a informação em foco. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 37 (4), p. 343-350, 2004.

MARIANO, Zilda F.; SCOPEL, Iraci; SILVA, Jesiel S. A Dengue no Brasil e as Políticas de Combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação às políticas de controle. Hygeia – Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, 3(6), p. 163-175, jun/2008.

MEDRONHO, Roberto A. Dengue e o ambiente urbano. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, 9(2), p. 159-161, 2006.

MONTIGNEUX, Nicolas. Público Alvo: crianças, a força dos personagens e do marketing para falar com o consumidor infantil. São Paulo: Negócio Editora, 2003.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem - cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Saúde. Situação Atual da Dengue em Minas Gerais – Resumo Informativo. Belo Horizonte: Superintendência de Epidemiologia, Gerência de Vigilância Ambiental, 2010.




Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039