AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO

Karina Tindade Silva, Adriana dos Santos Fernandes, Cleciane Souza Sales, Cleide Sandra Tavares Araújo

Resumo


O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.

Palavras-chave


Ensino de Química. CTSA. Polímeros.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.279

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