O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Karen Janny Silva, Luci Aparecida Souza Borges de Faria

Resumo


A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.

Palavras-chave


Lúdico. Formação docente. Disciplina.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN, 2005. Disponível em: Acesso em: 15 abr. 2017.

ANPED, Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi tema de debate entre associações científicas em colóquio. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.

ANTUNES, Celso. Os focos da indisciplina escolar. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, RS, agosto. 2001.

BISPO, Joana N. A ludicidade como motivação na aprendizagem. Disponível em: .Acesso em: 20 abr. 2017.

BRASIL. Lei 9.394, de 24 de outubro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 25 out.1996. Disponível em: . Acesso em 14 nov. 2016.

______. Lei Municipal nº 731 de 22/06/2015. Dispõe sobre o Plano Decenal Municipal de Limeira do Oeste. . Acesso em: 18 nov. 2016.

______. Lei Municipal nº 731 de 22/06/2015. Dispõe sobre o Plano Decenal Municipal de Limeira do Oeste. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2007.

COLL, C.; GILLIÈRON. C. Jean Piaget: o desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional. In: LEITE, L.B. (org.). Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987.

CUNHA, Patrícia Oliveira da. A importância da brincadeira na Educação Infantil. REM Ciclo do conhecimento. São Paulo, Out 2005.Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2016.

Faculdade Aldete Maria Alves. Manual para Normalização de Trabalho Científico e Acadêmico. 2016. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2016.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantil: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

PARRAT, Dayan, S. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2017.

______. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação.Tradução: Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2017.

______. Os procedimentos da educação moral (1930). In: MACEDO, Lino de. (Org.). Cinco estudos de educação moral. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999a. p. 1-36.

RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Disponível em . Acesso em: 2042017.

SANTOS, Santa Marli Pires (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.280

Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039