PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
Resumo
O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.
Palavras-chave
Educação. Emancipação. Cultura.
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Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039