HISTÓRIAS INFANTIS E ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ACESSAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

Rosemar de Fátima Vestena, Martha Silva Conceição, Neiva Lilian Ferreira Ortiz

Resumo


Nesta pesquisa de método misto, pretende-se investigar as potencialidades didáticas de uma história infantil para a alfabetização científica nos anos iniciais inclusa em uma proposta metodológica aplicada aos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os acadêmicos, após participarem de uma aula que incluía uma sequência didática voltada à temática ambiental elencaram possíveis conteúdos e recursos didáticos que poderiam ser abordados nos anos iniciais a partir da exposição da história infantil apresentada. Os dados foram categorizados em: i) quanto aos conteúdos/temáticas evidenciados das áreas do conhecimento e ii) quanto aos recursos didáticos passíveis de serem utilizados nas aulas. Evidenciou-se que a sequência didática incluindo a história infantil cumpriu com o propósito de desafiar os acadêmicos do curso de Pedagogia para o planejamento de atividades didáticas desencadeadas por temáticas da área das ciências e, trabalhadas no currículo escolar, pelo princípio da interdisciplinaridade.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.304

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