INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Caroline da Silva de Moraes, Everton Bedin

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.

Palavras-chave


Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.314

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