JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P.. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
COLL, C. et al. O Construtivismo na Sala de Aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.
FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006a.
______. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Edição do Autor, 2006b.
______. Comportamentalismo, Construtivismo e Humanismo. Coletânea de breves monografias sobre teorias de aprendizagem como subsídio para o professor pesquisador, particularmente da área de ciências. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 mai. 2016.
______. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora da Física, 2011.
______; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. São Paulo. Centauro, 2001.
______; ROSA, P. Mapas conceituais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 3, n. 1, p. 17-25, 1986.
NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981. Tradução para o português, de M. A. Moreira, do original A theory of education. Ithaca, N.Y.: Cornell University, 1977. São Paulo: Pioneira, 1981.
PAAS, Fred; SWELLER, John. An Evolutionary Upgrade of Cognitive Load Theory: Using the Human Motor System and Collaborationt: o Support the Learning of Complex Cognitive Tasks. Educ Psychol Rev. New Jersey, p. 1-19, 2011.
PELLEGRINI, L. Somos o que comemos. Seção Saúde. Revista Planeta, Edição nº 453, jan./jul., 2010.
REHFELDT, M. J. H. A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais com o uso do software LINDO, 2009. 299 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SANTOS, J. C. F. dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, UFRJ, v. 12, p. 72-85, 2007.
VALADARES, J. A.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: sua fundamentação e implementação. Coimbra: Almedina, 2009.
DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.318
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039