JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Marcelo Franco Leão, Andressa Sanches Teixeira Sobrinho, Andréia Solange Bos

Resumo


Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.

Palavras-chave


Aprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.

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DOI: https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.318

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