O SABER SENSÍVEL EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS DESMEMORIADOS
Keyla Andrea Santiago Oliveira
Resumo
Lamentavelmente, atualmente, desenha-se um panorama de crise que se estende a perder de vista a vários setores da sociedade contemporânea no que diz respeito, por exemplo, às conquistas alcançadas pelas mulheres nas suas garantias de direitos, pelos trabalhadores com reformas que a cada dia mostram o apelo a discursos enganosos de progresso e austeridade, entre outros, sem falar no que de fato será o cerne deste texto com relação à educação: um saber sensível que dialogue com pressupostos de formação e emancipação humanas, que, na falácia de slogans como o da escola sem partido, tem perdido sua força e sentido, e encontra-se imerso em um oceano essencialmente de amnésia e torpor.
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
DUARTE JÚNIOR, J. F. A Montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.
OLIVEIRA, K. A. S. Possibilidades da experiência estética na educação da infância: uma proposta com leitura de imagens. Curitiba: Appris, 2014.
DOI:
https://doi.org/10.29031/pedf.v12i8.320
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pedagog. Foco, Iturama (MG) - ISSN 2178-3039